quarta-feira, 1 de junho de 2011

O aluguel do seu imóvel.

Embalado pela inflação em 12 meses, reajuste pode chegar a 10%
 

Quem tem aluguel residencial com reajuste anual atrelado ao Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e aniversário no mês de junho, deve preparar o bolso. Isso porque nos últimos 12 meses (encerrados em maio), o índice acumulou alta de 9,77%. Com esse percentual de aumento, o inquilino que, em junho do ano passado, pagava um aluguel de R$ 1 mil, por exemplo, deve ter a mensalidade do imóvel reajustada em quase R$ 100.
Mas ninguém precisa se desesperar. Há medidas simples que podem ajudar os inquilinos na hora da negociação. O primeiro passo para evitar surpresas desagradáveis é verificar no contrato de locação qual o medidor da inflação que vai servir como base para o reajuste. Mesmo sendo o mais comum, o IGP-M não é o único utilizado, explicam os donos de imobiliárias. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC ) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo (IPCA), cujo acumulado nos últimos 12 meses está na casa de 6,5%, também são alternativas usadas pelos donos de imóveis.
Três dicas cruciais
Se informe Antes de negociar, se informar sobre o mercado na sua região. Pergunte em imobiliárias, corretores e amigos que trabalham no ramo. Leia também os jornais. Procure saber quanto custa um imóvel igual ao seu.

Converse Sempre vale a pena conversar com o locador. Se o mercado não for aquecido no bairro, lembre ao proprietário que o apartamento vazio é prejuízo para ele.

Dê exemplo Seja pontual no pagamento e mantenha um bom relacionamento com o proprietário.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário